Autobiografia | Uma Jornada de Criatividade, Resiliência e Flexibilidade.
- Wily Rocha Matos
- 5 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.

Wily da Rocha Matos nasceu no dia 29 de Outubro de 2000, em Teófilo Otoni, uma cidade interiorana do estado de Minas Gerais. Seu passado é marcado por diversas paixões e interesses em diferentes formas de arte. Seu espírito inquieto, curioso e ambicioso é a consequência de um passado aventureiro, intenso e compulsivo.
Sua trajetória acadêmica reflete muito bem todas essas suas características. Explorando diferentes áreas, iniciou os estudos na UFVJM - Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - em 2019 no curso bacharelado em Ciências & Tecnologias, além de iniciar outras duas graduações em Música e Letras. Não obstante a conclusão destas, cada experiência lhe concedeu conhecimento e sabedoria contribuindo na adaptabilidade de sua visão do mundo e de si mesmo. Recentemente, Wily tem empreendido grande esforço em seus novos objetivos e propostas de vida, inclusive uma nova graduação em Design Gráfico, unindo seu potencial criativo à sua maestria em se comunicar - seja através da sua fala assertiva e intuitiva ou pela sua escrita analítica e expressiva.
Aos 22 anos, movido por seu espírito aventureiro e compulsivo mudou-se São Paulo. Estabeleceu-se no ramo gastronômico e atualmente trabalha como cozinheiro hospitalar. Ocupando um lugar especial, a gastronomia se torna muito mais que uma simples obrigação ou um dever oficial. Para Wily, a gastronomia é uma arte ao qual ele aprecia e a torna muitas das vezes como uma experiência emocional.
Consequências dessa experiência é as várias técnicas empregadas e testadas por ele, tanto em casa quanto no trabalho.
A habilidade inata para a arte da escrita acompanha-o desde a infância, sobretudo se mostrou voraz na adolescência, entre os anos 2016-2018. Nesse período da sua vida, Wily deu vida a vários poemas, poesias e sonetos. Foi em meados desses anos que a sua recente obra nasceu: O Diário da Família Trigard. Através da escrita ele se permite compartilhar com o mundo suas ideias e sentimentos expressando sua essência.
Além disso, planos futuros indicam sua expansão na área da comunicação escrita atuando na área do marketing explorando o universo do copywriting e seus nuances.
A música também ocupa um lugar essencial em sua vida. Ele não apenas a escuta, mas procura sentir intensamente o que cada canção quer expressar, o sentimento escondido atrás de cada letra.
As vezes, posso me sentir um pouco solitário e desejo ouvir música, mas eu não posso. Então, eu ouço dentro de mim, na minha mente e nos meus pensamentos, minhas músicas favoritas tocando e me fazendo sorrir. Eu amo ouvir músicas e conhecer todos seus significados. Música é vida para quem a ama. Eu a sinto pulsar dentro de mim como meu sangue... Eu poderia dizer muitas coisas sobre isso mas eu quero finalizar dizendo isso: A música é o remédio para os dias ruins, e o consolo para os dias chuvosos e a companhia para os dias ensolarados, e eu realmente amo isso. A música é minha paixão favorita.
Assim como as outras áreas da sua vida, Wily tem uma diversidade de hobbies, entre eles a leitura e seu apreço por instrumentos musicais, que faz da música um dos seus hobbies também. Apaixonado por idiomas, vê a linguagem como um pilar e uma ponte para novas conexões e experiências culturais. E se tratando de cultura, em seus momentos livres, gosta de viajar e conhecer novos lugares, como pontos turísticos, praças, museus e parques ecológicos, o que torna o turismo uma de suas paixões e hobbies.
Apesar de estar nos seus 24 anos, sua inserção na carreira de escritor mostra um olhar voltado para o seu crescimento pessoal e profissional, marcada pelo autoconhecimento e por seu espírito inovador, onde ele busca uma estabilidade unindo suas habilidades, paixões e hobbies em uma jornada de criatividade, autêntica e transformadora.
Autobiografia redigida em 05 de Abril de 2025.
Kommentare